Estamos novamente em meio a um turbilhão de escândalos públicos, o que tem sido uma situação constante desde a época em que éramos uma simples colônia. Como diz o adágio popular vivemos na “casa da mãe Joana”.
Na esfera política houve e há muito apadrinhamento para se obter a dita governabilidade. Não importa os interesses da sociedade, desde que os interesses pessoais e partidários sejam atendidos, com isso vem a briga pela distribuição de cargos públicos, comissionamentos e outras benesses. Isto ocorre em todos os níveis de governo (municipal, estadual e federal), afinal é preciso acomodar todos os camaradas.
Se pararmos para pensar, no final das contas, mesmo que inconscientemente, somos nós que financiamos toda essa corrupção. Os corruptos visam o dinheiro público, que em última análise é o seu dinheiro e o meu dinheiro, que disponibilizamos para a manutenção da sociedade.
sábado, 27 de fevereiro de 2016
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016
Democracia num sistema capitalista?Democracia num sistema parlamentar?
(i) Pode haver democracia num sistema capitalista?
(ii) Pode haver democracia num sistema parlamentar?
Se realmente estamos numa democracia, então a reposta é sim a estas duas perguntas, porque vivemos num sistema capitalista e parlamentar. Mas entendemos que pode ser frutífero questionar essa resposta.
A democracia é extremamente limitada quando aliada a um sistema capitalista e/ou parlamentar, de forma que sequer mereceria esse nome. Isso parece razoável quando estamos dispostos a realmente entender este conceito como o povo na tomada de decisões.
Foram dadas duas condições necessárias para a existência de uma democracia concreta: a organização da economia a partir dos próprios trabalhadores e as decisões políticas a partir da própria população. Precisamente são essas as principais condições para a existência do que é conhecido como socialismo libertário. Uma democracia profunda e integral precisa estar organizada desta forma, inserida nesse sistema. Apenas assim conciliamos o máximo de liberdade com o máximo de igualdade.
Assinar:
Postagens (Atom)