quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Os "LEGAIS"!


A diferença está em quem luta para se transformar a cada dia! Em quem se esforça em ser o exemplo todos os dias, ainda que muitos tirem sarro ou caçoem! É...meu amigo, ser honesto é ser CHATO muitas vezes. E que SACO ser CHATO ou conviver com gente CHATA, não é?!!
Então não reclama se o país tá uma MERDA. Os "LEGAIS" é que estão no poder, pelo visto.

TODOS os problemas do país!


Eu acho 'engraçado' como as pessoas querem que a minoria da população (os eleitos numa eleição) resolvam TODOS os problemas do país (ou de qualquer outra instituição menor), sem se envolver em NADA nesse processo. Não se envolvem nem com as questões do seu condomínio, da sua comunidade, da sua representação discente na escola ou faculdade, MAS querem que todos os seus problemas, geralmente individuais, sejam resolvidos.

"Que saco ter que votar!"


Enquanto você continuar pensando "que saco ter que votar!", PARABÉNS! O país vai continuar uma MERDA!

Eu já cansei de escutar essa frase: 'que saco ter que votar!' e toda vez que escuto isso, lembro de Bertold Brecht:
"O analfabeto político
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Tenho medo só de pensar !


E o que mais espanta é essa cegueira coletiva. A que ponto chegamos? Tenho medo só de pensar sobre como será o futuro de um país que prioriza a esmola em detrimento da educação, opta por “dar o peixe” para ganhar votos ao invés de “dar a vara” para que sempre se possa pescar. O que vai acontecer quando o poço secar?! Esmolas podem até ajudar agora, mas e depois? Até quando a irresponsabilidade do imediatismo vai vigorar nesse país?

Afirmar que votar é um ato de cidadania...


Afirmar que votar é um ato de cidadania, que é a representação da democracia, que o voto tem o poder de transformar o país, desculpem-me a franqueza, mas em um país cujo presidente apoia déspotas como Hugo Chávez, Evo Morales, Fidel Castro e Ahmadinejad (só faltou Bin Laden nessa lista VIP, talvez porque ainda esteja desaparecido), tais afirmações transformam-se em uma grande piada de mau gosto. 
 

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Uma breve conceituação de “democracia”.


Para falar sobre a importância do voto, não há como fugir de uma breve conceituação de “democracia”.
A palavra “democracia” deriva do grego demos, que corresponde a povo, e kratos, poder. É o sistema onde o poder, entendido como capacidade de decidir, agir e gerar efeitos, emana do povo, tem sua origem nos membros da coletividade, sendo por isso chamado de “poder original”, do qual os cidadãos são os legítimos detentores.

Eleitor, votar com consciência !


Eleitor, votar com consciência, além de dever, é muito mais um direito e oportunidade de contribuir para a melhoria da sociedade. Não abra mão deste direito. Você é livre, ainda que haja intimidação direta ou velada, ninguém pode tirar-lhe este direito, o sigilo é garantido. E, qualquer irregularidade, denuncie. Não aceite como governantes pessoas que desrespeitam a coisa pública e que jogam no lixo a sua dignidade de cidadão.

Votar conscientemente!


Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.

O voto deve ser valorizado !


O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

A importância do voto 2 !


Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.

A importância do voto !


É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.

Para os cargos de deputado federal, deputado estadual e vereador!!


Já nas eleições proporcionais, utilizadas para os cargos de deputado federal, deputado estadual e vereador, os votos válidos são aqueles dados a candidatos e às legendas partidárias. Nesse sistema, o eleitor decide ser representado por determinado partido (voto de legenda) e, preferencialmente, pelo candidato por ele escolhido. No entanto, mesmo que seu candidato não seja eleito, o voto é somado aos demais votos da legenda, compondo a votação do partido ou coligação. Ao sistema proporcional de eleição aplica-se o cálculo do quociente eleitoral, obtido pela divisão do número de votos válidos pelo de vagas a serem preenchidas.

Eleições majoritárias e proporcionais.


Eleições majoritárias e proporcionais
No sistema majoritário, para que o candidato seja eleito, deve obter a maioria dos votos, não computados os brancos e nulos. Esse é o sistema empregado na eleição para os cargos de presidente da República, governador de estado e do Distrito Federal e senador. A eleição pode ser por maioria simples, quando é eleito aquele que obtém o maior número dos votos válidos, ou por maioria absoluta, quando é eleito aquele que obtém mais da metade dos votos válidos. Nas eleições para presidente, governador e prefeito de município com mais de 200 mil eleitores, se o candidato com maior número de votos não alcançar a maioria absoluta, deverá ser realizado um segundo turno entre os dois candidatos mais votados.

Uma eleição não será anulada!


Portanto, uma eleição não será anulada se mais de 50% dos votos forem nulos, e sim se houver a nulidade do voto. Assim como os votos brancos não vão para o candidato que estiver na frente, pois não contam como votos válidos.


Confusão entre o voto nulo e a nulidade do voto!


Diferença entre Voto Nulo e Nulidade do Voto
Geralmente, há uma confusão entre o voto nulo e a nulidade do voto. Conforme as regras eleitorais, o segundo termo corresponde aos votos recebidos por um candidato majoritário que após o final da eleição foi declarado inelegível. Se por acaso este candidato tiver recebido mais de 50% dos votos válidos, a eleição será anulada e o Tribunal Regional Eleitoral definirá uma nova eleição.



Voto Nulo !


Para votar nulo, o eleitor precisa digitar um número de candidato que não existe e confirmar. O voto nulo também não é considerado válido em nenhuma situação na votação eleitoral e é divulgado apenas como dado estatístico. O voto nulo pode ocorrer tanto por erro do eleitor, quando digita um número de candidato inexistente, quanto por vontade de anular o voto (protesto).

Voto em Branco !!!


O voto em branco ocorre quando o eleitor aperta a tecla “BRANCO” na urna eletrônica. De acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos.

Voto Branco ou Nulo ??


Com a aproximação das eleições, surgem sempre especulações sobre os votos nulos e em branco. Conforme a Constituição e a Lei das Eleições (9.504/1997), vigora no pleito eleitoral o princípio da maioria absoluta de votos válidos. Isso significa que são contabilizados os votos nominais e os de legenda, desconsiderando os votos em branco e os nulos dos cálculos eleitorais. Os votos válidos, de onde se retiram nulos e brancos para a contagem final, é que serão computados aos candidatos.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

É muita mordomia desses vereadores ....

O recesso dos vereadores  de Ferraz de Vasconcelos começou terça-feira, dia 22. Com isso, os parlamentares locais só devem retornar ao" batente "no dia 02 de fevereiro do ano que vem. A última sessão ordinária deste ano ocorreu na quinta-feira, dia 17.E estes vereadores que ficaram vendo o prefeito roubar e não fizeram nada ou por omissão ou são conivente com ele no roubo.Povo de Ferraz não reeleja esses vereadores.

Governo de ladrões !!!



Como mudar todo esse estado de (Governo de ladrões) primeiro acabar com a reeleição, segundo, ser honesto. Os maus políticos apenas refletem os corrompidos de uma sociedade omissa, conivente e patrimonialista. Tenho orgulho de ser Brasileiro, mas morro de vergonha dessa quadrilha institucionalizada e apadrinhada pelas Leis que protegem os corruptores. Toma vergonha na cara, Brasil!
Dessa forma, é preciso levar a sério nosso país. Os maus políticos que temos não chegaram ao poder sem a ajuda dos cidadãos. Aos que anulam o voto, votam em branco ou os que pior ainda, de forma irresponsável vendem o voto. Acredite, tudo que está acontecendo neste país é em detrimento a irresponsabilidade dos senhores (as) que se comportam como mercadoria. “Os políticos e as fraudas devem ser trocadas constantemente e pela mesma razão.” (Eça de Queiros).  Por motivos óbvios, acho prudente não reeleger ninguém. 


Prática criminosa da reeleição ...


Enquanto não acabar com a prática criminosa da reeleição não poderá respirar, ora, a justiça falha, às leis vulneráveis e um povo corrompido trarão de volta os mesmos autores dos delitos para concluir a obra inacabada. Precisamos de administradores, prefeitura não são instituições filantrópicas para ajudar correligionários. É dessa forma que ajudaremos a construir um país melhor exigindo dos gestores trabalho e não subserviência. 
 

A crise é de todos !!!

Cada brasileiro é responsável pela situação em que se encontra o país, não é uma corrupção de um partido, mas, no modus operandi, a forma de fazer política.

Temos os impostos e políticos mais caros do mundo, professores desvalorizados, educação de baixa qualidade e cidadãos baratos que se vendem por muito pouco. A responsabilidade de soerguer este país e sair da “crise” é de todos nós, governantes e governados. Sem corrupção este país não fica devendo a nenhuma nação do mundo. Se você também acredita, ao ler este artigo divulgue nas redes sociais para o maior número de pessoas. 

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Por que o Brasil parou ???


Prefeito Rouba e Vereadores apoiam em Ferraz de Vasconcelos

Neste video veremos a total falta de responsabilidade dos vereadores e do próprio Prefeito que em menos de um ano no poder fez um rombo nos cofres da prefeitura de mais de 15 milhões de reais .
E por isso que eu digo sempre temos que cobrar desses vereadores e do prefeito.Não podemos reeleger mais este tipo de politico .Isso em um município,pequeno imagina só o que acontece nas grandes capitais onde ninguém cobra nada também.... 

sábado, 26 de dezembro de 2015

Cultura do Dinheiro

Uma coisa é certa. A civilização contemporânea, tal como está estabelecida, não subsistirá por muito mais tempo. Os problemas gerados pela cultura do dinheiro, do lucro, da ganância e do individualismo já estão destruindo a natureza do planeta de forma irreversível para os nossos descendentes.
Se não enfrentarmos vigorosamente o embate milenar entre fortes X fracos e ricos X pobres, buscando ascender a uma consciência coletiva mais humana e amorosa e suprimindo os valores argentários, estaremos certamente acelerando nosso caminho para o fim.

O poder do Dinheiro ...

"Deixe-me emitir e controlar o dinheiro de uma nação e não me importarei com quem redige as leis."
Mayer Amschel (Bauer) Rothschild



Todo aquele que controla o volume de dinheiro de qualquer país é o senhor absoluto de toda a indústria e comércio, e quando percebemos que a totalidade do sistema é facilmente controlada, de uma forma ou de outra, por um punhado de gente poderosa no topo, não precisaremos que nos expliquem como se originam os períodos de inflação e depressão."

 James Garfield
presidente americano, 1881.

Quanto mais pior melhor !!!

Isso não significa que devemos ficar de braços cruzados e nos igualar aos piores. Nada disso. Compete-nos lutar, individual e coletivamente, para mudar esse estado de coisas; e as mudanças, gostemos ou não, têm de começar em nós mesmos. Significa, também, que temos argumentos para não aceitar críticas alienígenas: "Quem tem telhado de vidro não atira pedras no vizinho".

Por último, mas não por fim, a insegurança no campo e nas cidades, o acovardamento da população desarmada e ensinada a não resistir prepara a nação a ceder ante qualquer ameaça, que nos deixa ainda mais vulneráveis do que nossa  debilidade militar.

Não é fácil ser otimista!!!

Não é fácil ser otimista num país em que “dá vergonha de ser honesto”, como dizia Rui Barbosa.

O Brasil está de luto, e isso expressa um sentimento de pesar por uma perda significativa. Mas a maior perda da vida é quando morre dentro de nós algo enquanto vivemos.
Para muitos, a esperança de um Brasil melhor "morreu". 
Hoje, os que votaram conscientemente por um país melhor sem corrupção, sem roubalheira, sem tirania e sem ditadura, sentem-se entregues a um futuro incerto.
EU só posso dizer uma coisa... O POVO
 BRASILEIRO  ADORA PASSAR PERFUME EM MERDA MESMO!!!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Reforma do Sistema Político: devolver o poder ao povo.


Mas acho que se houver união e principalmente atitude, nós podemos reverter esse quadro negativo, pois temos muito do que nos orgulharmos. Quando nos unimos, alguns anos atrás, conseguimos derrubar o presidente que se dizia caçador de marajás, mas que era na verdade um ladrão de marca maior. Sabemos que as organizações GLOBO deram uma forcinha, até porque tinha muito dinheiro e outros interesses envolvidos.




 

Mas isso prova que o povo também tem seu valor e que a opinião pública pode muito mais do que imagina. 

Reforma do Sistema Político: devolver o poder ao povo.


É preciso democratizar a vida social.


É preciso democratizar a vida social, as relações entre homens e mulheres, crianças e adultos, jovens e idosos, na vida privada e na esfera pública. É preciso democratizar as relações de poder.  Portanto democracia é muito mais que apenas um sistema político formal, é também a forma como as pessoas se relacionam e se organizam. Neste sentido, reforma política é devolver o poder ao povo do qual ele nunca devia ter retirado.
 
O povo brasileiro, na minha opinião, está muito longe de ser politizado. Acho que falta união e conhecimento para mudar a situação de injustiça, impunidade e corrupção que estao caracterizando o país. 
 
Em partes, acho que isso é culpa do individualismo, onde cada um está mais preocupado em garantir o que é seu em vez de lutar pelo bem comum. Talvez seja culpa do germe de descrença e das pós-modernidade.

Precisamos aprimorar e fortalecer a democracia representativa.


Precisamos aprimorar e fortalecer a democracia representativa. Priorizando a democratização dos partidos e a qualificação dos processos eleitorais. A fidelidade partidária, financiamento público exclusivo de campanha, votação em lista fechada e a possibilidade de revogação de mandatos pela população  devem  ser prioridades. Antes de tudo é necessário criar a equidade nas disputas políticas que se  fazem via mecanismos da democracia  representativa.
Uma reforma política que  fique restrita apenas ao sistema eleitoral não serve à sociedade. Discutir apenas a fidelidade partidária, o financiamento publico de campanha, votação em lista pré-ordenada é uma reforma de perfumaria. Precisamos ir além, muito além.

Queremos mudar sim !!!!


Não queremos a “inclusão” nesta ordem que aí está. Queremos mudar esta ordem. Por isto,
Pensamos o debate sobre a Reforma do Sistema Político como um elemento-chave na crítica às relações que estruturam este mesmo sistema.  Entendemos que o patrimonialismo e o patriarcado a ele associado; o clientelismo e o nepotismo que sempre o acompanha; a relação entre o populismo e o personalismo, que eliminam os princípios éticos e democráticos da política; as oligarquias, escoltadas pela corrupção e sustentadas em múltiplas formas de exclusão (pelo racismo, pelo etnocentrismo, pelo machismo, pela homofobia e outras formas de discriminação) são elementos estruturantes do atual sistema político brasileiro que queremos transformar.
A reforma política deve dar nova regulamentação às formas de manifestação da soberania popular expressas na Constituição Federal (plebiscito, referendo e iniciativa popular), conforme projeto de lei, proposto pela OAB e CNBB, em tramitação no Congresso Nacional. Precisa também criar novas formas e mecanismos de participação direta.

Devolver o poder ao povo.


Reforma do Sistema Político:  devolver o poder ao povo
 
Democracia é muito mais que o direito de votar e ser votado. Não podemos apenas ser chamados a participar nos momentos eleitorais. Precisamos  criar novos mecanismos de participação,  que resgate o poder de decisão da população.
A Reforma Política que defendemos visa a radicalização da democracia, para enfrentar as desigualdades e a exclusão, promover a diversidade, fomentar a participação cidadã. Isto significa uma reforma que amplie as possibilidades e oportunidades de participação política, capaz de incluir e processar os projetos de transformação social que segmentos historicamente excluídos dos espaços de poder, como as mulheres,  afro­descendentes,  homossexuais,  indígenas, jovens,  pessoas com deficiência,  idosos e todos os  despossuídos de direitos trazem para o  cenário político.

O poder emana Povo mesmo ??


Se todo o poder emana do povo, conforme  define a nossa Constituição, pensar  a  reforma política é pensar como este poder deve ser devolvido ao povo que tem o direito de exercê-lo de  forma  direta e não apenas por delegação.
 
A incapacidade das instituições vigentes de concretizarem plenamente os objetivos da Constituição, o aumento do sentimento de distância entre os/as eleitores/as e seus/suas representantes coloca em risco a crença nos processos  democráticos. Este é um risco que não podemos correr.

Verdadeira Reforma Política


Uma verdadeira reforma política deve enfrentar problemas que estão na  origem  do nosso país, tais como, o patriarcado, o patrimonialismo, a  oligarquia, o nepotismo, o clientelismo, o personalismo e a corrupção. A corrupção aqui entendida também como a usurpação do poder do povo. Isso se manifesta em frases  que escutamos em todos os lugares, “votar para quê, se voto para mudar e as  coisas não  mudam” ou “votar para quê, se depois eles  fazem o que querem”.
Na Carta de 88, os constituintes elegeram como os objetivos fundamentais da República Brasileira “construir uma sociedade livre, justa e solidária”, “garantir o desenvolvimento nacional”, “erradicar a pobreza, a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”, “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, etnia, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” e  que “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”.

Congresso Nacional uma Utopia (piada)

Precisamos  fazer uma  Renovação no  Congresso Nacional e  uma campanha pela não reeleição dos atuais deputados e senadores. Estamos assistindo todos os dias na TV uma verdadeira falta de caráter e um corporativismo sem precedentes. Os que hoje acusam, roubaram no passado e vice-versa. 


O país poderia está muito melhor colocado no cenário econômico, com crescimentos sustentáveis, taxa de juros mais coerente e taxa de desemprego em níveis aceitáveis.


E porque não conseguimos isso? O país é regido por legislações (trabalhista, tributária, previdenciária e outras) atrasadas e arcaicas que impedem um nível de investimento capaz de impulsionar o país no caminho do desenvolvimento. São esses senhores(as) que aprovam ou não as reformas que o país precisa para se desenvolver. O que estamos vendo é uma falta de compromisso com os interesses do Brasil. NÃO ACEITE DESCULPAS NÃO REELEJA NINGUÉM.. 

Fazem o que querem mesmo !!!

POIS ELES USAM E ABUSAM, E FAZEM O QUE QUEREM, MESMO. 

MANIPULAM TUDO, DISTORCEM AS LEIS, CRIAM IMPOSTOS COMO E QUANDO QUEREM, CRIAM LEIS E SUBSTITUEM OUTRAS SEM CONSULTAR A POPULAÇÃO, E A POPULAÇÃO NÃO COBRA, NÃO PARTICIPA, NÃO PEDE IMPEACHMENT DE GOVERNADOR, NEM DE DEP ESTADUAL, NEM DE FEDERAL, NEM DE SENADOR, NEM DE VEREADOR, NEM DE PREFEITO, NEM DE JUÍZES, NEM DE NADA!!! 

O POVÃO FICA INERTE, ASSISTINDO TUDO PASSIVAMENTE

NÃO SE MANIFESTA, NÃO AGE, NÃO FAZ NADA, E FICA APENAS ESPERANDO QUE ALGUÉM FAÇA ALGUMA COISA!!! 

ESSA É A REALIDADE!!!

Não reeleja canalhas e ninguém com ficha suja, que tem processo por corrupção, improbidade ou irregularidades como essas dos ¿nobres¿ deputados da Assembleia Legislativa.
Ficha suja, não. Cadeia, sim. Vamos acabar com o câncer: a prolífera corrupção política. Conveniente que o projeto que extirpa o tumor maligno do tecido eleitoral entre em vigor já, evitando-se a cirrose eleitoral, valendo para as próximas eleições, prevenindo a metástase mortífera da corrupção impune.

Não o Reeleja

Nas próximas eleições não vamos reeleger nenhum político, vamos fazê-los trabalharem de verdade, chega de políticos profissionais e de pessoas miseráveis.


Vamos todos mostrar para esses políticos que estão no poder e que nada fazem que chegou a hora de mudança!
Tá mais do que na hora de trocarmos, não só os senadores, mas todos os políticos que se dizem representantes do povo, mas que, no fundo só legislam em causa própria.

FAZEM O QUE QUEREM PORQUE O POVO NÃO PARTICIPA, NÃO COBRA, NÃO EXIGE CONDUTA RETA, NÃO EXIGE MUDANÇAS NA LEI, E ELES NÃO VÃO TOMAR AS ATITUDES PELO  POVO... É O POVO QUE TEM DE SE MANIFESTAR. 

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Leis para punir corrupção,parece ate uma brincadeira


Brasil possui diversas leis para punir corrupção, mas aplicação é falha.


Combate à corrupção avança, ma resultado ainda é inssatisfatório.

  • TCU, Polícia Federal e Corregedoria Geral concentram esforços anticorrupção  .

    “O Brasil não pode ser um país de corruptos sem corruptores”.

    E acho que é preciso que a sociedade brasileira discuta e exija dos candidatos propostas muito claras com relação ao combate à corrupção no país. Isso também precisa ser discutido dentro das escolas e das casas das pessoas. Os pais precisam falar da corrupção com os filhos. Precisa ser feito com a corrupção o que foi feito com a questão ambiental. Transformar o assunto em tema de debate nacional. A corrupção é apontada como o principal problema a ser enfrentado no país no caminho para o desenvolvimento. Então não dá para tolerar algumas práticas que ainda fazem parte do nosso cotidiano.



A culpa é do povo de novo ?


As elites são tão ruins quanto o resto da população que refocila sob elas. Tome o exemplo da corrupção: um povo que não é corrupto não elege, repetidamente, Congressos corruptos. O brasileiro elege. No Exterior, o brasileiro tem fama de ser ladrão. É o que nós somos.

 
Somos ladrões, egoístas, trapaceiros e vulgares. E somos tudo isso do alto das elites que sobrevoam São Paulo de helicóptero ao subsolo de quem sobrevive com a Bolsa-Família no Nordeste profundo. O brasileiro, em geral, e quando falo em geral é, sim, uma generalização, a sua avó pode ser uma exceção, pois o brasileiro em geral é um deficiente moral, seja qual for sua classe social ou sua conta bancária. Nosso Congresso nos representa bem???

O Brasil é uma vergonha porque o povo brasileiro é uma vergonha. E, antes que alguém proteste, protesto eu que não vai aí nenhuma consideração racial, pela límpida razão de que raça não existe. Inclusive, o que há de melhor no Brasil é a miscigenação.



A culpa é do povo.


Não acho justo que me comparem ou digam que sou mais corrupto do que os políticos que estão aí a roubar somas inimagináveis do dinheiro público, dinheiro que é composto de impostos e taxas que nós, povo, pagamos. 
Enquanto isso, vale lembrar de que o esporte nacional é criticar a corrupção na política. Os deputados não valem nada, os senadores não valem nada, a presidente não vale nada. Pode até ser, mas a pesquisa só comprova que os escolhidos pela população são só um retrato dela mesma.


O problema do brasileiro não é este. O problema do brasileiro é moral. Há quem diga que “as elites” brasileiras têm culpa de tudo o que há de ruim no país. Trata-se de um pensamento elitista, que acredita que a “boa elite” constrói um país mais justo.